P4R.COM.BR - O site do Xadrez

Existem vários métodos para que seja realizado o emparceiramento dos jogadores num torneio de Xadrez. Em torneios com grande número de participantes, fica inviável a realização de um emparceiramento que faça todos os jogadores jogarem contra todos, pois se assim fosse, o torneio seria demasiadamente longo e provocaria grande cansaço nos participantes. Para esses casos é usado o Sistema Suíço de emparceiramento, onde com poucas rodadas já pode ser definido o campeão. Exemplificando, num torneio com 100 jogadores, se fosse feito o emparceiramento com todos jogando contra todos, teríamos um total de 99 rodadas, o que na prática seria algo praticamente inviável. Já pelo Sistema Suíço, poderia ser definido o vencedor jogando-se apenas sete ou oito rodadas. Embora não seja um sistema tão confiável como teríamos se todos os jogadores jogassem contra todos, é o mais prático e o mais usado nos torneios atuais, quando existe um grande número de participantes.

Quando existe um número reduzido de participantes disputando um torneio, para que haja precisão na definição do vencedor, é justo que se façam jogar todos os jogadores contra todos. Assim procedendo, o campeão será apontado de maneira perfeitamente justa e com pouca ou nenhuma margem para erro. Nesse caso, para que seja feito o emparceiramento, é utilizado um sistema chamado de Sistema Schuring de emparceiramento (também conhecido como Round-Robin), que proporciona que todos os jogadores joguem contra todos e ainda procurando fazer os participantes jogarem, ora de brancas, ora de pretas, alternadamente.

Foram desenvolvidas tabelas de emparceiramento no Sistema Schuring, para várias quantidades de participantes, onde cada qual é indicado por um número que vai de 1 até o número total de participantes. A tabela aponta cada rodada e mostra quem deve jogar com quem. No emparceiramento, o primeiro número joga com as peças brancas.

Abaixo encontra-se o link para download de uma tabela Schuring, para emparceiramento de 4 a 16 jogadores, bastante original, no mais puro estilo rétro, onde foram preservadas suas características de época.

Fazer download e salvar tabelas Schuring estilo rétro

 



P4R.COM.BR - O site do Xadrez