P4R.COM.BR - O site do Xadrez

O Xadrez eletrônico sempre despertou fascínio nos seres humanos. A possibilidade de jogar contra uma máquina que "pensa" é, ao mesmo tempo, deslumbrante e assustadora. Como pode uma máquina pensar, raciocinar, antever aquilo que passou pela mente de um humano e, a partir disso, tomar as decisões acertadas no sentido de vencer uma partida que está sendo disputada? Como pode uma máquina avaliar qualitativamente uma posição no tabuleiro, calcular as possibilidades de êxito para variados lances e optar pelo melhor? Realmente, quanto mais se conhece a respeito do jogo de Xadrez, mais se fica fascinado diante do fato de saber que uma máquina é capaz de jogar, e com perfeição.

Antes do surgimento dos tradicionais computadores pessoais, tais como esse onde você deve estar lendo essa matéria, os computadores de Xadrez, também conhecidos como Xadrez Eletrônico, eram aparelhos exclusivamente dedicados ao jogo, constituindo-se de um tabuleiro com peças e, ligados a esse tabuleiro, ou não, chips que abrigavam a programação que os possibilitava jogar. Havia uma interface através da qual o jogador humano poderia digitar seus lances e receber os lances dados pelo computador, devendo em seguida mover as peças no tabuleiro conforme os lances recebidos.


Computador Byte XD-300 (década de 80)
Interface para comunicação

Com o passar do tempo, esses computadores de Xadrez foram evoluindo e os programas que os faziam jogar foram ficando cada vez mais aperfeiçoados e fortes. Gradativamente, a interface utilizada pelo jogador para digitar seus lances e receber os lances do computador foi sendo substituída por tabuleiros sensíveis ao toque que captavam e computavam o movimento das peças, não havendo mais a necessidade por parte do jogador de digitá-los. Também, o movimento das peças do computador passou a ser fornecido por leds que se acendiam no tabuleiro, ou ao seu redor, indicando as peças que deveriam ser movidas, sua casa de origem e destino.


Computador Mephisto Chess Challenger, da fabricante Saitek,
apresentando LEDs nas partes inferior e esquerda do tabuleiro

A partir do desenvolvimento dos computadores pessoais (Desktops) e dos modernos circuitos de processamento de dados, foram surgindo programas que jogam Xadrez extremamente avançados e poderosos e os tabuleiros de Xadrez Eletrônico perderam um pouco de seu prestígio, afinal, um processador de um Desktop é muito mais poderoso do que um chip dedicado de um computador de Xadrez, podendo abrigar programas de jogar muito mais complexos e poderosos. Nesses casos, o tabuleiro dos tradicionais computadores de Xadrez foi substituído por um tabuleiro virtual, que aparece desenhado no monitor do Desktop, mostrando as peças, os lances, tudo tal qual seria sobre um tabuleiro real.


Tabuleiro virtual, desenhado no monitor de um Desktop

Hoje, os mais avançados programas de Xadrez que rodam nos Desktops são absolutamente imbatíveis, sendo que nenhum ser humano é capaz de subjugá-los. Paralelamente ao desenvolvimento desses incríveis e invencíves programas, os computadores de Xadrez típicos também apresentaram uma evolução, passando a abrigar programas mais elaborados e oferendo uma interface de jogo mais simples e eficiente. Claro que jamais chegarão ao nível de força de um programa para Desktop, mas conseguem, sem dificuldade, equiparar-se a jogadores profissionais e experientes.


Houdini 3 - Um dos mais poderosos
programas de Xadrez para Desktop

 

NOVAG CITRINE

Embora os programas de Xadrez para Desktop sejam o que de mais avançado existe atualmente em termos de força de jogo, jogar contra um computador de Xadrez tradicional, com tabuleiro e peças palpáveis, ainda desperta uma sensação não transmitida pelos programas atuais.
Diante da tela de nosso computador, ao jogar contra um programa de Xadrez, no seu sentido mais puro, não temos a sensação de estar jogando contra um adversário real, que pode ser visto ou percebido. Pelo contrário, ao jogar contra um computador de Xadrez propriamente dito, essa sensação passa a existir, mesmo que de forma ainda incipiente, pois conseguimos "enxergar" e sentir nosso adversário.


O Xadrez virtual não transmite a sensação real
de se estar jogando contra um adversário

A Novag (atualmente Perfect Technology Ltd.) é uma tradicional fabricante de computadores de Xadrez e o Citrine é o seu mais avançado modelo. A equipe do P4R adquiriu esse que pode ser considerado o mais moderno computador de Xadrez da atualidade, o Novag Citrine (em sua versão final), e elaborou um breve review do aparelho, destacando suas qualidades e comparando seu jogo com um dos mais poderosos programas para Desktop, o Houdini 3, mostrando através de duas partidas o desempenho de ambos.


Computador Novag Citrine (versão final)

Acompanham o kit do Novag Citrine os seguintes itens:

_ O computador propriamente dito
_ Jogos de peças, brancas e pretas
_ Visor LCD
_ Cabo para ligação do visor LCD no computador
_ Cabo para ligação do computador no Desktop (serial)
_ Fonte de energia bivolt
_ Saco para armazenamento das peças

_ Manual de instruções

Comparado a outros computadores de Xadrez, é extremamente bonito e refinado. Inteiramente feito de madeira, o próprio tabuleiro abriga, em seu interior, os chips de processamento. O seu preço, no exterior, oscila em torno de 380 dólares.


Clique na foto para ver uma
imagem ampliada do Novag Citrine

Interessante observar que o Citrine não possui uma interface separada para comunicação com o jogador. Praticamente toda a comunicação é feita através de leds que circundam todas as casas do próprio tabuleiro. Para cada casa, são 4 leds vermelhos que a envolvem. O visor LCD é um mero acessório que pode ser dispensado durante as partidas.


Indicação dos LEDs circundando todas as casas do tabuleiro

Para o computador mostrar o lance que pretende executar, os leds da casa onde se encontra a peça que vai ser movimentada se acendem, ao mesmo tempo que se acendem, e começam a piscar, os leds da casa para onde essa peça deve ir. Assim fica fácil executar o movimento, bastando retirar a peça de sua casa origem e colocá-la no seu destino. Nesse momento é que fica evidente o avanço do Novag Citrine, pois ele reconhece quando uma peça é retirada de sua casa e quando é colocada em outra casa. Tudo se deve a sensores magnéticos embutidos nas peças e no tabuleiro. Basta apenas movimentar a peça, sem pressioná-la contra o tabuleiro, e o lance dado é imediatamente computado.

O visor que acompanha o computador é um acessório adicional, porém sem grande importância para o transcurso normal de uma partida, visto que os lances são todos mostrados a partir do próprio tabuleiro. Tem importância quando se joga partidas relâmpago, mostrando os tempos transcorridos, e quando se pretende montar uma posição específica no tabuleiro, para análise ou solução de um problema, quando indica as peças que devem ser colocadas em posição.


Visor LCD do Novag Citrine

As peças que acompanham o produto são de madeira, bonitas e bem trabalhadas. São relativamente leves e como possuem sensores embutidos em seu interior, não podem ser substituídas por outras, mas existem jogos de peças alternativos avulsos no comércio, especialmente desenvolvidos para serem utilizados com o Citrine.


Jogo de peças alternativo para o Novag Citrine

Características principais:

_ 128 níveis de jogo (64 x 2, habilitando a função EASY)
_ Força ELO estimada em torno de 2200 - USCF 2350
_ Livro de aberturas com aproximadamente 24.000 lances gravados
_ Conecta-se ao computador Desktop para imprimir ou gravar as partidas
_ Resolve problemas e anuncia mate em até 8 lances
_ Possui níveis pré-determinados para partidas relâmpago e torneios
_ Fornece indicação sonora para cada atividade ou lance realizado
_ Permite retroceder até 112 lances de uma partida, ou reconstituí-los

A função EASY, quando habilitada, faz com que o computador não "pense" durante o tempo em que seu adversário estiver pensando, limitando sua atuação somente para quando for sua vez de jogar, e consequentemente reduzindo sua força de jogo.


Clique para baixar um resumido manual de instruções do
Novag Citrine elaborado pela Equipe P4R.
O manual original (inglês) pode ser baixado clicando aqui

Como ponto negativo, podemos ressaltar que, além da falta de uma conexão USB com o Desktop, como o Citrine não aceita alimentação por pilhas ou bateria, sempre que é desconectado da tomada sua memória é zerada, ou seja, são perdidas todas as configurações feitas anteriormente, como por exemplo a escolha do nível de jogo, o não uso de sinais sonoros e a habilitação da função EASY, devendo todas elas serem refeitas ao se ligar o computador novamente, a não ser que se deseje jogar nas condições padrão do aparelho. Outro ponto negativo é a ausência de uma bolsa de transporte, pois entendemos que um computador de Xadrez desse nível merecia ao menos uma simples bolsa ou mochila onde pudesse, juntamente com seus acessórios, ser transportado adequadamente. Computadores inferiores, como o modelo Obsidian da própria Novag, são comercializados com esse diferencial.

Concluindo, podemos afirmar que se você, tal como nós, é realmente um entusiasta do Xadrez e não se importa em gastar uma considerável quantia de dinheiro para possuir esse top de linha, vale a pena investir em sua aquisição. Além de ser um bonito computador, serve também como tabuleiro para duas pessoas jogarem, ocasião em que pode atuar como árbitro, apontando lances incorretos. Embora seu nível de jogo seja bastante inferior ao dos mestres atuais, ainda impressiona pela rapidez com a qual executa seus lances. Se por um lado pode parecer pouco para um jogador mais experimentado, para jogadores iniciantes e de nível mediano é uma magnífica aquisição, da qual dificilmente se arrependerão.

Abaixo pode-se conferir o desempenho do Novag Citrine frente a um dos melhores programas de Xadrez da atualidade, o Houdini 3, e frente ao computador Mephisto Chess Challenger, da fabricante Saitek, em violentos e dolorosos combates.




BRANCAS
Novag Citrine

60 min blitz (nível C6)
PRETAS
Houdini 3 Pro w32
2 CPU / 60 min blitz
01
P4R
P3R
18
BXPC
T1CD
02
P4D
P4D
19
BXPT
O-O
03
C2D
P4BD
20
T1C
PXC
04
PXPD
DXP
21
B3D
TB1R
05
CR3B
PXP
22
TXT
TXT
06
B4B
D3D
23
D2D
T6R
07
O-O
C3BR
24
P4BR
D4D
08
C3C
C3B
25
P3T
P4B
09
CDXP
CXC
26
T1D
BXPB
10
CXC
P3TD
27
PXB
T3R
11
B3C
D2B
28
BXP
BXB
12
T1R
B3D
29
R2B
B5B
13
P3C
P4R
30
T1BR
T3TR
14
B5C
B5CR
31
R1C
T3CR
15
P3BR
B6TR
32
Aband.
 
16
BXC
PXB
 
0
1
17
B5D
D4B
     

Baixar partida em formato PDF

 

 

BRANCAS
Houdini 3
Pro w32
2 CPU / 60 min blitz
PRETAS
Novag Citrine

60 min blitz (nível C6)
01
P4D
P4D
24
P4B
C5CR
02
P4BD
PXP
25
D2R
C5C
03
C3BR
C3BR
26
B4B
CXC
04
C3B
P3B
27
BXC
D2D
05
P4TD
B4B
28
P3T
C4R
06
P3R
P3R
29
PXC
DXPTR
07
BXP
B5CD
30
P6R
D6CR+
08
O-O
O-O
31
D2C
D6R+
09
C4T
B5C
32
R1T
TXB
10
P3B
B4TR
33
PXT
PXP
11
P4C
B3C
34
T2R
D5B
12
CXB
PTXC
35
PXP
D5T+
13
D3C
D3C
36
R1C
D5D+
14
T1D
P4B
37
T2B
TXT
15
P5C
CR2D
38
DXT
D5CR+
16
P5D
C4R
39
R2T
DXPR
17
B2R
PXP
40
DXP
D7R+
18
CXP
D3R
41
R3C
D6D+
19
P4R
T1R
42
R4B
D7D+
20
D3R
C3T
43
R3B
DXPCD
21
B2D
BXB
44
D4B+
Aband.
22
TXB
TT1D
 
1
0
23
B5C
T1BR
     

Baixar partida em formato PDF

 

 

BRANCAS
Novag Citrine
60 min blitz (nível C6)
PRETAS
Mephisto C. Challenger
60 min blitz (nível D7)
01
P4R
P4BD
10
C4B
T1CR
02
C3BR
C3BD
11
D5T
T3C
03
P4D
PXP
12
DXPT
T3T
04
CXP
C3B
13
D8C
T3C
05
C3BD
P4R
14
D7T
T3T
06
C45C
P3D
15
D8C
T3C
07
B5C
P3TD
16
D8T
T3T
08
BXC
PXB
17
D8C
09
C3T
B3R
1/2
1/2

Baixar partida em formato PDF

 

 

BRANCAS
Mephisto C. Challenger
60 min blitz (nível D7)
PRETAS
Novag Citrine
60 min blitz (nível C6)
01
P4BD
P4BD
29
R2B
PXC
02
C3BD
C3BD
30
PXP
TXT
03
C3B
C3B
31
RXT
TXP
04
P4D
PXP
32
T2BR
R3D
05
CXP
P3R
33
T7B
T2R
06
C45C
P4D
34
TXT
RXT
07
B4B
P4R
35
R4B
R3B
08
PXP
PXB
36
R4R
R3R
09
PXC
PXP
37
R4D
R3D
10
DXD
RXD
38
R4B
P4B
11
T1D+
B2D
39
P4T
P4TD
12
C4D
R2B
40
R5C
R4D
13
T3D
T1CD
41
RXPT
R3B
14
P3CD
B5CD
42
R6T
P5B
15
C2B
B4T
43
R5T
P6B
16
P4CD
BXP
44
R4C
P7B
17
CXB
TXC
45
P5T
P8B-D
18
P3C
PXP
46
P6T
D4B+
19
TXP
P3C
47
R3C
R3C
20
P3TD
T7C
48
P7T
RXP
21
B2C
T1R
49
P5T
PXP
22
T1C
B4B
50
R4T
P5T
23
P4TR
T1D
51
R3C
P6T
24
P4R
CXP
52
R2T
D5C
25
BXC
BXB
53
R1T
D7D
26
CXB
T1R
54
R1C
P7T
27
P3B
P4BR
55
R1T
P8T-D++
28
T12C
T6C
56
0
1

Baixar partida em formato PDF

 

 



P4R.COM.BR - O site do Xadrez
contato@P4R.com.br